Visual merchandising: Comunicação não verbal e percepção de valor
Karol Suguikawa e Antonio Isuperio participaram da live realizada pelo curso de Design de Interiores voltada para o Visual Merchandising
Por: Rayzza Duque
O mercado está cada vez mais competitivo, principalmente agora nesta era da informação onde realidade tecnológica é vista como mediadora das relações humanas e das interações entre máquinas. Todo mundo está conectado o tempo todo. Dessa forma as pessoas possuem um universo imenso de fontes de informação a um custo relativamente baixo na hora de adquirir qualquer produto ou serviço.
O visual merchandising é uma área do marketing que pode ser utilizada para sair na dianteira diante dessa concorrência, utiliza técnicas que estimulam a melhor percepção dos produtos e agrega valor tanto ao que é exposto na loja quanto à experiência de compra do cliente. Une design, layout e disposição dos produtos para definir uma estratégia do varejo.
Visando inserir os alunos na temática do Visual Merchandising despertando interesse pelo nicho de mercado, mostrando as possibilidades de atuação profissional e legitimar a profissão de Designer de Interiores, o professor Sony Rafael organizou uma live, que foi transmitida ao vivo no Youtube, abordando a temática Visual Merchandising: Comunicação não verbal e percepção de Valor.
Sony Rafael destaca: “O Design é comunicação corporal do produto”, conseguimos compreender que desde um ambiente de interiores até um produto qualquer, nada é destituído de significado, ou seja, a missão do designer é inserir toda uma gama de símbolos no produto para despertar a atenção e atrair o observador, seja de forma subconsciente ou não.”
Para trazer esse assunto, que é de interesse geral, de forma leve e atrativa, a live contou com a participação de dois convidados especiais. Karol Suguikawa, graduada em Arquitetura e Urbanismo, máster em Design Industrial para Arquitetura pelo Politecnico di Milano. E Antonio Isuperio, graduado em Arquitetura e com MBA em varejo. Realizou pesquisa em Visual Merchandising desenvolvida na especialização no Fashion Institute of New York. Desde 2019 é diretor de relações internacionais do Retail Design Institute e trabalha em New York no New York Design Architects.
A live fundamentou com excelência os princípios comunicação não verbal e percepção de valor dos produtos e até mesmo o layout dos ambientes. O arquiteto e design Isuperio conseguiu aplicar com maestria os atributos do Visual Merchandising, desmistificando alguns conceitos já estabelecidos e apresentando novas abordagens sobre o tema.
Karol Suguikawa destacou que: “O Visual Merchandising é uma área de atuação do profissional de design e é ele que linka o usuário/cliente com o produto e a loja. O mercado hoje pede soluções inovadoras de apresentação desse produto e a recepção do usuário. A percepção de valor é resultado esperado de um projeto para o varejo.”
Quem oferta algum produto concorre com tantas outras marcas de diversos lugares do mundo. Desse modo investir no visual merchandising é uma forma de tornar a loja mais atrativa e funcional. É importante obter melhores condições na exposição dos produtos e melhorar a experiência de compra dos consumidores e através da live tantos os profissionais da área quanto os acadêmicos puderam entender o conceito do Visual Merchandising e Vitrinismo e os nichos diferenciais de mercado.