Nossa História

O UniCathedral Centro Universitário está entre as melhores Instituições de Ensino Superior – IES de Mato Grosso. Oferece cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciatura e Tecnológicos), pós-graduação e tem hoje cerca de 2200 mil alunos.

O UniCathedral conta com uma estrutura de excelência, biblioteca com acervo atualizado, laboratórios e um corpo docente qualificado.

Desde fevereiro de 2002, ao assumir uma posição compromissada com o desenvolvimento regional. O Centro Universitário configura-se como um dos principais agentes de integração e transformação social do Vale do Araguaia. Dentro dos propósitos de responder aos anseios e às necessidades da sociedade que a abriga, busca realizar, de forma integrada, ensino, extensão e iniciação à pesquisa, a fim de ser reconhecida pela qualidade do trabalho acadêmico que desenvolve.

“Os índices demonstram que o nosso objetivo de sempre fazer o melhor e trabalhar com qualidade nos nossos cursos tem sido alcançado.”

Dr. Sandro Saggin
Reitor

O projeto de criação do UniCathedral, foi concebido por um grupo de educadores com o desejo e determinação de colocar em prática suas aspirações e compromissos com o processo educacional em nossa região. Essa iniciativa consolidou a criação da IES com o objetivo de formar profissionais capazes de contribuir com o desenvolvimento da região do Vale do Araguaia, em diferentes áreas do conhecimento.

Mesmo com a transferência de mantença em 2011, o novo grupo mantém como referência para seu trabalho pedagógico a formação integral, capaz de compreender a si mesmo, de se relacionar com os outros e de reconhecer o seu papel social mediante sua atuação profissional.

Em 2018, os cursos presencias tiveram 20% de suas aulas transformadas em modalidade a distância, um primeiro passo para a futura implantação de cursos totalmente voltados para a Educação a Distância (EaD).

A transposição institucional de Faculdade Cathedral para Centro Universitário UniCathedral, e a posse da equipe diretiva foi realizada em 2019. O Centro Universitário UniCathedral busca cada vez mais firmar seu compromisso, e para completar sua gama de diferenciais, recebeu avaliação do ENADE de todos os cursos do UniCathedral com posições acima da média nacional e acima de todas as demais instituições públicas e privadas de Barra do Garças e do estado de Mato Grosso.

Relembrando o passado

Nossa linha do tempo

2002

A Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia credenciada pela Portaria do Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Ensino Superior – SESU – nº 2.753 de 12 de dezembro de 2001, instalou-se em Barra do Garças/MT, com o objetivo de formar profissionais capazes de contribuir com o desenvolvimento da região do Vale do Araguaia, em diferentes áreas do conhecimento.

2004

Em julho de 2004, o Prof. José Nogueira de Moraes passa a responder pela direção da Faculdade.

2005

Com o plano de expansão dos cursos e a previsão do número de ingressos de alunos, tornou-se imprescindível a construção da sede própria – localizada na Avenida Francisco Cortes, 2501 – Cidade Universitária – para qual se transferiu em fevereiro de 2005.

2011

Em abril de 2011, ocorre a transferência de mantença da Instituição, para os mantenedores Sandro Luis Costa Saggin, Vanessa Carvalho de Souza Saggin e Lincoln Heimar Saggin Sobrinho.

2017

Comprometida com a formação profissional e ciente de sua responsabilidade social, a IES oferece à comunidade externa 04 cursos de bacharelado, 01 de licenciatura e 05 tecnológicos.

2018

Implanta 20% da modalidade de Ensino a Distância nos cursos presenciais e se prepara para os cursos totalmente EaD, reforçando o compromisso da Faculdade em disseminar o conhecimento científico, tecnológico e cultural em âmbito regional e em todo o país.

2019

Em maio deste ano, ocorreu a elevação institucional para centro universitário e então,a  Faculdade Cathedral passa a chamar-se de Centro universitário UniCathedral.

Lançamento de novos cursos totalmente EAD.

O Centro Universitário foi criado em 2019, pela Portaria nº 01 de 25 de março de 2019. Iniciou o funcionamento em fevereiro de 2020.

2020

O UniCathedral através do seu espírito inovador e tecnológico lançou o primeiro vestibular totalmente online.

Lançamento de novos cursos de pós-graduação totalmente EAD e lançou a pós-graduação personalizada.

Imagens da construção

Galeria de Fotos

Ensino Superior

Alunos de Extensão, Graduação e Pós-Graduação.

Pular para o conteúdo