RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Responsabilidade Social do UniCathedral é medida pelo seu compromisso na condução do exercício das funções institucionais e pelo planejamento e gestão acadêmico-administrativos. A competência, eficácia e eficiência da comunidade acadêmica se faz presente, a fim de contribuir, efetivamente, para a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que está inserida. Possuímos políticas institucionais com ações voltadas à valorização da diversidade, do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural. Possui, também, ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial, de modo transversal aos cursos ofertados, ampliando as competências dos egressos e ofertando mecanismos de transmissão dos resultados para a comunidade. Tudo isso também se configura como ações do UniCathedral com a responsabilidade social.

Todo o corpo docente é estimulado a considerar reformas pedagógicas em seus conteúdos e metodologias para integrar a temática da sustentabilidade em suas aulas e também em convidar a comunidade acadêmica a experimentar os conhecimentos acerca.

UniCathedral Sustentável

Nos dias atuais, a sustentabilidade é um dos temas mais discutidos por pessoas e organizações, devido a grande preocupação existente com as questões ambienteis.

E o UniCathedral Sustentável é a afirmação do compromisso do UniCathedral com o Vale do Araguaia, em alavancar suas capacidades institucionais para contribuir com o desenvolvimento profissional e regional, formando profissionais capazes de se ajustar às ameaças e oportunidades que surgem em função do novo contexto mundial, provocado por mudanças econômicas e climáticas.

No âmbito de abrangência da IES, questões relacionadas ao meio ambiente também estão no centro das atenções e, constantemente, são assuntos estudados e discutidos em sala de aula. 

Especificamente no cenário local, as atividades garimpeiras e o plantio desordenado de lavouras comprometem a sobrevivência do rio Garças, um dos principais afluentes do rio Araguaia, região leste de Mato Grosso. 

Os danos ambientais são visíveis no período de estiagem e o assoreamento avança com a formação de enormes bancos de areias e obstrução do seu canal natural. A degradação ambiental combinado com o processo de desmatamento das matas ciliares para dar lugar às lavouras, combinado com a extração ilegal de metais preciosos, vem colaborando para esse fim.

É nesse contexto que o UniCathedral, ao promover o UniCathedral sustentável, reitera seu propósito em “promover estudos e atividades relacionadas à defesa e preservação do meio ambiente” por meio de ações propostas e realizadas pelos cursos ofertados pela instituição, bem como por demais departamentos que integram a IES, evidenciadas pelo “Passeio de Caiaque”, “Projeto Praia Limpa”, além de pesquisas vinculadas ao Núcleo de Iniciação Científica.

Campanhas Assistenciais

Projetos educativos voltados à comunidade externa. Para atingir esses objetivos, serão realizados eventos cujo objetivo é arrecadar alimentos e outros artigos para atender às instituições que assistem a população menos favorecida.

Educação Ambiental

Em parceria, instruir a comunidade sobre os benefícios que deixamos de usufruir devido à ação do homem, na destruição do meio ambiente, bem como os problemas que os desmatamentos, a poluição, a sujeira e demais crimes ambientais causam à saúde da população.

Projeto de Inclusão Digital

Cursos gratuitos para a comunidade local, de modo a permitir a sua efetiva inclusão e qualificação para atuação e interação no meio digital.

outros

Ainda, em parceria com as Prefeituras Municipais locais, o UniCathedral auxiliará em projetos de inclusão social promovidos, visando à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Nossos Valores

Nosso intuito é compartilhar conhecimento, através de capacitação de gestores públicos e membros de comunidades carentes, por programas de ações sociais, eventos, publicações e outros meios de comunicações.

missão

Nosso propósito é o fortalecimento da capacidade do UniCathedral em contribuir, de forma inovadora e eficaz, para o desenvolvimento sustentável da região do Vale do Araguaia.

visão

Ser reconhecido nacionalmente como uma Instituição de Ensino Superior, comprometida com o desenvolvimento regional sustentável e referência na mensuração e avaliação do grau de sustentabilidade em organizações públicas e/ou privadas.

aprendizagem

Fortalecer a dimensão da sustentabilidade em todos os componentes curriculares nas diversas áreas do conhecimento dos cursos de graduação e pós-graduação, através de atividades interdisciplinares entre os cursos, projetos integrados, nas pesquisas e projetos aplicativos.

O UniCathedral Sustentável, através de seus projetos e práticas ecoeficientes em suas operações, busca contribuir na melhoria na qualidade de vida e na promoção e prevenção da saúde pública e na institucionalização de uma cultura de sustentabilidade na região do Vale do Araguaia.

Nossa Certificação

Ensino Superior

Alunos de Extensão, Graduação e Pós-Graduação.

Pular para o conteúdo