Periódicos e bases de dados de acesso aberto

Os livros sempre foram a nossa primeira fonte de pesquisa e instrução, isso não mudou! O que tem sofrido mudanças é a maneira como temos acesso a eles. Hoje é possível ler livros e artigos pelo computador, tablet ou smartphone – e sabemos que esse é apenas o começo dos avanços.

Com isso, consultar livros, artigos e, principalmente, publicações estrangeiras, ficou muito mais fácil. Mas onde encontrar esses materiais? É aí que entram em cena os periódicos online, que são publicações eletrônicas, e como o próprio nome sugere, têm edições periódicas que podem variar entre anual, semestral, trimestral etc. Nelas são publicados artigos, resumos, resenhas, entre outros, tudo escrito por pesquisadores, professores, alunos e cientistas. Essas publicações  também são conhecidas como revistas acadêmicas e científicas, mas como esse nome pode gerar confusão e ser relacionado a revistas comerciais, prefere-se usar o termo periódico ou periódicos.

Já as bases de dados fornecem materiais informacionais de cunho técnico e científico, de determinada área do conhecimento, indexados em um único lugar. Como exemplo, temos o portal da FIOCRUZ, onde é possível encontrar publicações técnicas científicas, na área da saúde, produzidas pela entidade. Aqui, você encontrará bases de dados nas áreas jurídica, médica, multidisciplinar, dentre outras.

Veja a lista de periódicos e materiais de acesso aberto

Ensino Superior

Alunos de Extensão, Graduação e Pós-Graduação.

Pular para o conteúdo