CPA

Você esta em: Home » CPA

CPA – Comissão Própria de Avaliação

Instituída pela Lei n.° 10.861, de 14 de abril de 2004, a Comissão Própria de Avaliação – CPA, compõe, juntamente com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e as avaliações externas, os três pilares estruturantes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, cuja finalidade é promover a melhoria da qualidade da educação superior.

Enquanto o ENADE e as Avaliações externas são realizados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), a Comissão Própria de Avaliação fica a cargo, exclusivamente, da própria Instituição de Ensino Superior que, de modo permanente e autônomo, realiza processos avaliativos que visam identificar tanto suas potencialidades quanto fragilidades para, assim, promover constantes melhorias.

Quanto ao objetivo, Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário UniCathedral, de modo independente, objetiva conduzir os processos de avaliação internos da instituição, visando identificar pontos positivos e negativos atinentes às condições de ensino, pesquisa, extensão e gestão, para com isso, proporcionar aperfeiçoamentos contínuos na qualidade da educação ofertada.

Os resultados do processo de autoavaliação são consolidados em um relatório, e representam importante subsídio para que a instituição execute ações voltadas a corrigir suas fragilidades, além de manter e aperfeiçoar suas potencialidades, com vistas a oferecer uma prestação educacional de excelência.

Atribuições competências da CPA

Comissão Própria de Avaliação, de acordo com a Lei n.° 10.861, de 14 de abril de 2004, possui a atribuição de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, assegurando a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, além de atuar de modo autônomo em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição.
 
No processo de avaliação interna da instituição, compete à CPA analisar as atividades, cursos, programas, projetos e setores, com o propósito de averiguar desde a missão e plano de desenvolvimento institucional,  política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a responsabilidade social da instituição, a comunicação com a sociedade, as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, a organização e gestão da instituição, a infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação, políticas de atendimento aos estudantes, até a sustentabilidade financeira  da IES.

 

Nome dos Membros e contato institucional

SEGMENTOMEMBRO
Coordenadora da CPARosimeire Cristina Andreotti
Pós-GraduaçãoLetícia Damas Leão Dalcin
Coordenador de CursoRonny Cesar Camilo Mota
Corpo DocenteIury Bispo dos Santos
Corpo de Moderador e TutorÂngela Cristina De Melo
Corpo Técnico-AdministrativoGabriel Teixeira Capra
Corpo DiscenteMaria Clara Lacerda de Queiroz
Sociedade CivilRoberta de Jesus Santos

 

Metodologia da CPA – aplicação dos instrumentos e análise dos resultados

Metodologicamente, a Comissão Própria de Avaliação, embora igualmente se direcione à exploração das dez dimensões do SINAES, agrupadas nos cinco eixos, conforme determinado pelo art. 3° da Lei n.° 10.861/2004, faz uso de duas diferentes formas de tratamento de dados, sendo uma qualitativa e outra quantitativa. A primeira, constitui-se de práticas de levantamento de dados que nem sempre podem ser expressos em números, já que são obtidos por meio de entrevistas, visita in loco e análise documental. Já, a segunda, constitui-se de práticas de levantamento de dados obtidos por meio de questionário online, disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem, direcionado à pesquisa de satisfação e opinião da comunidade acadêmica (alunos, professores e pessoal técnico-administrativo). Contribuem com essa etapa de coleta de dados, tanto o RUF (Ranking Universitário Folha) quanto o Guia do Estudante da Editora Abril.

Tanto a abordagem qualitativa quanto a quantitativa igualmente contribuem para a realização de uma autoavaliação integrada, na qual suas conclusões refletem o diagnóstico das mais diferentes áreas de atuação da instituição. Ademais, também serve de matéria prima para a geração de um relatório anual, denominado Relato Institucional que, além de ter sido devidamente encaminhado ao INEP, é amplamente divulgado na comunidade acadêmica.

Concernente aos instrumentos utilizados, a CPA aplica questionários via web, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio da página www.ead.unicathedral.edu.br/, se dá por meio de QR Code, disponível em locais de fácil acesso ao público pesquisado. Em se tratando do público discente, o código é fixado nos murais das salas de aula. Cada instrumento apresenta um rol de questões para avaliação.  

Além dos questionários, há também questões do tipo subjetiva ou de análise qualitativa, que possibilita ao público pesquisado (alunos, professores e pessoal técnico-administrativo) apontarem pontos positivos e negativos, bem como espaço livre para elogios, críticas ou sugestões, as quais são posteriormente analisadas e separadas em: serviços, estrutura física, ensino e outros, a última justifica-se pela diversidade de opiniões. Desta forma, é possível elaborar um relatório destas questões de forma clara e de fácil compreensão.

A análise de resultados, após tabulados, é apresentada, anualmente, à comunidade acadêmica e de forma mais detalhada para os gestores da instituição, que se baseiam nestes dados para traçar os planos dos anos seguintes e avaliar os resultados que se teve no ano corrente. Além disso, esses resultados compõem o Relato Institucional Anual da Instituição

 

Outras informações:

Relato Institucional 2023

Instagram
(66) 3402-3200