Além do espaço físico: alunos do UniCathedral têm primeira aula no metaverso
Acadêmicos dos cursos de Agronegócio e Marketing do Centro Universitário Cathedral – UniCathedral, em Barra do Garças (MT), começaram a ter contato com aulas completamente diferentes. O futuro já começou, esqueça a sala de aula tradicional. Chão, paredes, carteiras e a lousa dão lugar a um ambiente totalmente virtual: o metaverso.
As inovações tecnológicas têm surgido de forma cada vez mais rápida. No espaço de 20 anos, houve um salto tecnológico em várias áreas como a comunicação, a tecnologia da informação, a computação, entre outras. A internet das coisas, a telefonia 5G e a realidade virtual já estão presentes no dia a dia de cada um de nós.
Na última quarta-feira (19), a turma teve o primeiro contato com essa realidade virtual. A atividade foi conduzida pelo Prof.º Esp. Atila Rodrigues, com o tema “Tecnologias 3D e Realidade Virtual aplicada ao Marketing”, onde foi possível ver que os avanços da tecnologia também foram incorporados às atividades de marketing, seja no marketing de relacionamento, ligado ao gerenciamento das experiências dos clientes, quanto da possibilidade de utilizar as tecnologias 3D de realidade virtual (realidade aumentada e holografia 3D) para oferecer experiências impactantes e envolventes aos consumidores.
O professor Atila, que também é supervisor audiovisual na instituição, defende que o uso de equipamentos tecnológicos pode trazer ganhos para o avanço na compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula.
“Os ambientes de realidade virtual abrem um novo horizonte de possibilidades que vão além do entretenimento. Estamos pesquisando como isso pode trazer ganhos para a educação, que vão desde aumento da produtividade e bem-estar do estudante a visitas virtuais realísticas”, afirmou Atila.
O UniCathedral segue investindo nesses recursos tecnológicos, como: óculos de realidade virtual, telas interativas e laboratórios virtuais para uso em sala de aula, mediante a reserva e planejamento junto ao setor de Tecnologia e Inovação do UniCathedral.
A Gerente de Tecnologia e Inovação da instituição, Lorena Damazio ressalta:
“Essas novas tecnologias não substituem o contato presencial, mas atendem a 80% das necessidades. Como no caso dos laboratórios virtuais que facilita o preparo de aulas e serve para familiarizar o aluno ao conhecimento adquirido nas aulas, antes do contato inicial com os equipamentos utilizados nas práticas”.Este primeiro passo demonstrou o pioneirismo da instituição e reforçou a importância de levar o ensino para o metaverso. O ambiente virtual torna as interações a distância muito mais imersivas, permite novas experimentações e pode promover conexões entre pessoas do mundo inteiro.